Traduzir

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Você não gosta de ler? Por quê?


Pessoal,

Assim como eu, vocês já devem ter percebido que as pessoas ao nosso redor quase não leem livros, algumas nunca leem, isso é muito triste, eu sei, além de ser chato, pois você não encontra uma única alma boa pra poder conversar sobre aquele livro incrível que acabou de ler.
Pois bem, resolvi fazer uma pequena pesquisa com algumas pessoas que me rodeiam, pra descobrir o por que delas não gostarem de livros.
Fiz essa pergunta pra homens e mulheres com idades diferentes e o resultado vocês irão conferir agora. Espero que gostem!



Eduardo, 4 anos.
"Eu ainda não sei ler, mas sempre peço pra minha mãe ler pra mim."










Carol, 19 anos.
"Não gosto de ler, pois no tempo que tenho livre, prefiro descansar." 














Pedro Paulo, 18 anos.
"Ler? Que nada, eu prefiro jogar no PC."















Danilo, 29 anos.
"Eu adoro ler. Infelizmente não tenho muito tempo pra isso, quando sobra um tempinho, tenho que ler coisas da faculdade ou do trabalho, não sobrando tempo pra ler coisas que leria por prazer."

Renata, 47 anos.
"Gosto muito de ler, mas sou professora, trabalho o dia todo e não me resta tempo pra isso."














José, 49 anos.
"Não gosto de ler, prefiro ver filmes."

Waldemar, 87 anos.
"Minha filha, eu nem ao menos consigo ver meu reflexo no espelho de manhã, imagina alguma letra numa folha de papel... Gosto de escutar rádio, mas isso também tem se mostrado uma tarefa complicada nos últimos anos, pois meus ouvidos também já não estão lá essas coisas, então escutar rádio exige um certo esforço da minha parte, mas é o que tem pra hoje, é isso ou nada, pois televisão é pior ainda, não vejo e nem escuto direito, ver televisão significa esforço dobrado."

23 comentários:

  1. muito bacana o post cah, amo seu blogger sempre inovando show, bjos flor
    www.stiloboneca.com.br

    ResponderEliminar
  2. Que legal saber que você gostou!

    Beijão :)

    ResponderEliminar
  3. Que legal! Nunca tinha visto em nenhum blog algo assim! Amei mesmo! A maioria não lê por falta de tempo mesmo, ou por dificuldades como o Seu Waldemar, mas o Pedro, a Carol e o José deveriam s esforçar pra conhecer o incrível mundo da leitura, né? :3
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode
    Nerd Descolada

    ResponderEliminar
  4. Sel,

    Sim, nem todo mundo deixa de ler por não gostar, alguns só por não ter tempo mesmo.

    Grande beijo! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu realmente não consigo compreender como uma pessoa não sente prazer com a leitura. Existem muitos casos de falta de incentivo na infância e juventude ou casos em que a pessoa não encontrou o tipo de literatura que gosta. Mas também há pessoas que simplesmente não gostam de ler nada.
    Eu respeito o gosto alheio, mas, sinceramente acho bizarro.
    Hoje mesmo estava falando aqui em casa que eu reparo cada vez mais as pessoas escrevendo errado, muito errado. Nem me refiro apenas a erros de grafia, mas à própria falta de coerência no texto. A maioria das pessoas do meu facebook escreve de tal forma que beira o incompreensível, e eu não estou exagerado.

    Não julgo as escolhas que cada um faz para si. Mas acredito que, para termos boa saúde mental e física, todo mundo deve arrumar tempo para exercitar o cérebro e corpo. Arranjar tempo para si mesmo, oras! Nem que seja aos fins de semana. Algum tempo a pessoa vai ter (nem que sejam poucos minutos), principalmente para ler, que requer menos esforços do que exercitar o corpo.

    Enfim, falei muito aqui porque esse é um assunto que me deixa indignada. rs
    Adorei essa postagem, Camila!

    Beijos!
    Isabela

    ResponderEliminar
  6. Isa,

    pra mim isso também é bizarro, mas infelizmente muita gente não gosta de ler mesmo.
    Eu sou muito distraída e devo escrever errado algumas coisas, mas algumas pessoas exageram, tipo, uma vez um homem escreveu casa com "z", é sério.
    Também acho que um tempinho livre a gente sempre consegue, o problema é que as pessoas não querem ler nesse tempinho livre. kkkk
    Eu sempre leio quando posso, qualquer folga e lá estou eu lendo e isso sempre foi assim, mesmo quando eu era criança.

    Que bom que gostou, Isa, fico feliz!

    Beijão :)

    ResponderEliminar
  7. Muitas pessoas prefiram fazer outra coisa do que ler, mas elas não sabe que lendo qualquer coisa ajuda a cabeça funcionar melhor e falar melhor e quem escreve mão irá escrever melhor lendo.
    Xx
    http://overdosederosa.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Sério, eles deveriam realmente dar uma chance para os livros. Eles veriam que ler é tão MARAVILHOSO. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderEliminar
  9. Sem contar com aqueles que conseguem ler algo mas são tidos como "analfabetos funcionais"...

    Na internet, pululam matérias sobre a falta de interesse do brasileiro sobre a leitura:

    http://www.culturaemercado.com.br/noticias/metade-da-populacao-brasileira-nao-le-livros/

    Por dias melhores... tenho esperança...

    Um beijo no teu coração, Camila!

    ResponderEliminar
  10. Hahaha! Esse senhor me fez rir. Tenho certeza de que ele leria se conseguisse. ;)

    Meu esposo ama ler, ele lê muito e todos os dias, mas não suporta livros de ficção. Sempre tento reservar filmes baseados nos livros que leio para assistirmos juntos, ele gosta bastante, mesmo assim, diz que não vê sentido em parar para ler ficção. =( Bem, pelo menos ele gosta de ler livros de não-ficção, né? Acho uma verdadeira proeza, pois eu só leio livros de doutrina, devocional e outros de não-ficção porque preciso.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderEliminar
  11. Isie,

    o senhor é meu avô, kkkk ele é uma figura mesmo.
    Minha mãe também não gosta de livros de ficção.
    Ao menos seu marido gosta de ler, isso já é muito bom.
    Eu também só leio doutrinas e essas outras coisas por precisar, pois fantasia e ficção são meus tipos de livros favoritos. kkkk

    Beijão :)

    ResponderEliminar
  12. Gaijin,

    por dias melhores, também estou esperando... :)

    ResponderEliminar
  13. Acho que as pessoas não gosto de ler, na maioria das vezes, por não saber do que gosta
    mas quando acharem um genero bom, não vão mais querer largar ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Angela,

    eu sempre digo isso, as pessoas precisam descobrir seu tipo de livro, depois disso, tudo fica diferente.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  15. Adoro ler e só pretendo parar quando a leitura for algo inviável, assim como é para o senhor Waldemar agora. Quanto aos demais que não leem porque não querem, bom, eles não fazem ideia do que estão perdendo.

    Adorei o blog, já estou seguindo. Obrigada por visitar o meu.
    Beijos,
    http://talvezinutilidades.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Lyzza,

    concordo plenamente com você!

    Obrigada por gostar do blog e eu que agradeço... :)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Meu esposo nunca teve o hábito de ler. Hoje encontrei uma forma dele se interessar pelos livros, e de uma forma bem carinhosa. Eu leio diariamente para ele... gravando pequenos trechos em audio e enviando pelo app whatsapp, tão comum hoje em dia. Ele já me revelou, AMOU a ideia, e vai começar a fazer o mesmo comigo lendo pequenos trechos da Bíblia.
    Eu interpretei isso como um começo bem sucedido, e estou aqui aguardando sua mensagem que deverá chegar essa noite...
    Adorei o assunto e acho que deveria ser mais explorado.
    Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei pq não sai meu nome e foto?! Algum erro aqui no meu celular. Meu nome é Jadia

      Eliminar

Adoraria saber o que você está achando do blog, e da postagem...