Traduzir

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Água para Elefantes - Livro



Fiquei completamente apaixonada por Jacob Jankowski, gosto do jovem Jacob, mas gosto muito mais dele quando está velhinho no asilo, ele é tão engraçado e tão simpático que duvido que você não consiga se apaixonar também.
Água para Elefantes é um livro mágico, não digo isso apenas por a história se passar dentro de um circo, mas por todo o resto, pelos personagens, falas, cenas, tudo muito... Mágico.
Jacob é um jovem ruivo e bonito que vive uma vida muito boa, até o dia que seus pais morrem e ele descobre que as coisas não eram assim tão boas quanto pareciam. Eles estavam com muitas dívidas e prestes a perder a casa, então Jacob, sem família, dinheiro ou lugar pra ficar, resolve fugir, e pula no vagão do primeiro trem que encontra. Foi loucura, mas ele estava desolado e sem nada.
Depois ele descobre que o trem que entrou, pertence ao  circo dos irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra, segundo eles. 
Jacob, mesmo não tendo terminado sua faculdade de veterinária, faltando apenas a última prova, é admitido no circo, para cuidar dos animais. Lá, ele irá conhecer Marlena, a moça bonita que faz a apresentação com cavalos, mas ela é casada com um cara que também trabalha no circo e tem muita influencia por lá. Marlena é encantadora e Jacob logo se apaixona, quem não se apaixonaria? O que mais gosto dela é a bondade que tem com os animais, principalmente com seus cavalos, ela ama o que faz. da mesma forma que Jacob, não poderia existir um emprego melhor pra ele, esse cara adora cuidar dos animais, você consegue sentir a felicidade que ele sente por fazer isso.
Outra pessoinha que ele conhece e não poderia nunca me esquecer dela, é a elefanta Rosie, que todos dizem que é mais estúpida do que uma porta. Estúpida ou não, ela é um amor e um dos vários motivos que me fizeram amar o livro.
Jacob cria uma relação muito grande de afeto com Rosie, uma relação que ele leva para o resto da vida.
Nesse livro iremos desvendar muito podres que aconteciam nos circos e que provavelmente ainda devem acontecer em alguns, pois nem tudo é magia, luzes brilhando e risadas, os circos daquela época escondiam muitas dores e tristezas dentro de suas lonas.
Os personagens são todos cativantes, todos te prendem de alguma maneira e você não os esquece, nem mesmo depois que o livro termina. Li Água para Elefantes há um bom tempo e ainda lembro de todos e adoro cada momento.
É uma história que te faz rir, chorar, sentir-se emocionado, com raiva, triste, milhares de sensações, sem contar que nos apresenta um mundo totalmente novo e fantástico.
Já disse lá em cima que gosto mais do Jacob velhinho, pois ele nessa idade é mais divertido, acho que os anos nos circos e na vida que teve o fizeram assim, muito embora ele seja ranzinza ao extremo, tudo ao mesmo tempo. Na verdade, ele não é engraçado de propósito, é só algo que não pode evitar, suas falas são sempre incríveis e a forma como conta sua vida é de tirar suspiros. Eu amo esse cara!
Li que Sara Gruen passou muito tempo pesquisando, viajando de circo em circo para poder construir sua história, acho que a pesquisa dela foi muito boa, pois o resultado final ficou incrível.
É um livro que recomendo de olhos fechados, para homens, mulheres e adolescentes, não importa seu tipo preferido de livro.
Então leia, mesmo se já tiver visto o filme, leia, pois mesmo o filme tendo sido bem fiel, não se compara a leitura prazerosa que Sara e Jacob irão te proporcionar... 

17 comentários:

  1. Eu já assisti ao filme, mas estou louca para ler também! Esperando uma oportunidade pá, adorei sua resenha!
    Tem promoção de aniversário rolando lá no blog, participa ><
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Não assisti o filme (Ah! Meu Deus o Robert!) e nem li o livro, deve ser tão bom! :3
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode
    Nerd Descolada

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, por isso mesmo eu nem quero assistir ao filme.

    Só tenho medo dessa parte "os circos daquela época escondiam muitas dores e tristezas dentro de suas lonas." Já vi algumas pessoas falarem em resenhas que o livro mostra algumas cenas fortes de maus tratos a animais... Isso não tira minha vontade de ler, só sei que sofrerei nessa (s) parte (s). rs

    Beijo pra ti e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Hein, Camila, você já leu a saga My Land (Escuridão, Sombra e Luz)?
    Eu li Escuridão há mais de dois anos e só agora estou lendo a continuação, Sombra. Demorei muito, né? Na verdade, quando o primeiro acabou eu fiquei curiosa para saber o resto da história, mas ainda não tinha sido lançado o segundo livro no Brasil. Depois desanimei, porque o primeiro livro, na minha opinião, deixa o leitor curioso, mas não apaixonado pela saga. Agora, finalmente estou lendo e estou gostando mais do que eu pensava que fosse gostar. Maaas, o livro ainda não acabou e até lá minha opinião pode mudar muito. hehe

    Aí agora que estou lendo o segundo livro, lembrei de você porque é o gênero que gosta (fantasia) e fiquei curiosa pra saber se você já leu e o que achou. hihi

    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Katrine,


    O livro é melhor que o filme, como sempre. :)

    Ah, que legal, vou participar sim.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  6. Sel,

    eu fiquei feliz com o que fizeram com o filme, bem parecido com o livro. :)

    Beijão :)

    ResponderEliminar
  7. Isa,


    sim, os animais sofrem um pouco no livro, principalmente a elefanta Rosie, mas vale a pena, o livro é muito legal.

    Não conhecia essa saga, My Land, dei uma pesquisada pra ver um pouco do livro, nunca tinha visto. Vou ler pra ver o que acho, então te conto. kkkk
    Fantasia é meu tipo favorito de livro mesmo, adoro! :)

    Beijão e bom final de semana pra você também :)

    ResponderEliminar
  8. Eu não gosto muito de circo, mas não sei porque sempre que via esse livro ou via sobre o filme ficava curioso pra ler.
    Não gosto de quando animais sofrem, tenho mais pena dos animais do que dos humanos, sei lá, deve ser porque os animais são inocentes...

    Parabéns pela resenha! Quando puder vou tentar ler esse livro.

    Até! :)

    ResponderEliminar
  9. Thiago,

    o livro é bom, vale a pena tentar. :)
    Muitas pessoas sentem mais pena de animais do que de humanos, mas eu não. Eu amo animais, mas não sofro mais por eles do que pelos humanos, se estivesse em uma situação em que pudesse socorrer um cachorro ou uma pessoa, eu ajudaria a pessoa. kkkkk

    Caso leia o livro, me diga o que achou. :)

    Até!

    ResponderEliminar
  10. Poxa, muita honra para mim você dizer que seus poemas preferidos estão em meu blog! Fico feliz que goste deles, obrigada!

    Leia sim e não deixe de compartilhar sua opinião no blog! Espero que futuramente a saga não me decepcione, pois estou gostando mesmo. Acabei de ler a parte que desvenda todo o mistério! hehe Apesar de ainda estar achando tudo um pouco nebuloso (pois está sendo explicado aos poucos), achei a ideia da autora bastante original... Bastante criativo o tema central da história. A não ser que já tenha sido usado em outro livro que eu desconheça... rs

    Beijão pra você!
    Isabela

    ResponderEliminar
  11. Já li esse livro, ele é tudo de bom, com
    certeza uma leitura que vale a pena.
    Amei a Rose, chorei demais por ela, e me encantei com sua inteligência.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderEliminar
  12. Oi, Camila.

    Assisti ao filme. Eu gostei muito, os personagens são mesmo incríveis. Mas alguma coisa me fez ficar com um nó na garganta, sabe? O fato de eu ser apaixonada pelos animais pode ter sido a maior causa. Eu amei a Rosie, e não a achei estúpida. Eu a considerei muito esperta, sentimental e leal. Quem sabe um dia eu leia o livro, tenho o coração muito mole e choro quando se trata de maldades com animais.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderEliminar
  13. Isie,

    eu adoro o filme e o livro. Rosie não é estúpida, nem um pouco, mas existe um motivo para que todos pensassem que ela era, isso depois é descoberto e todos podem ver que ela é mesmo muito esperta.
    Eu também não gosto de maldades com animais, mas vale a pena ler.

    Beijão

    ResponderEliminar
  14. Olá! Tenho muita vontade de ler esse livro, porque achei o filme maravilhoso quando o assisti. Mesmo no filme, a história desperta muitas emoções, então imagino que o livro seja ainda mais intenso! Adorei sua resenha: deu pra notar que você realmente gostou do livro.
    Beijos,
    Niki - http://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Niki,

    Oi, também gostei do filme, mas o livro é sempre melhor, né?

    Beijão :)

    ResponderEliminar
  16. Patricia,

    também adorei a elefanta Rosie! :)

    Beijão

    ResponderEliminar
  17. Isa,

    pois gosto mesmo, você escreve muito bem! :)

    Pode deixar, assim que puder irei ler o livro, então faço a resenha.


    Beijão :)

    ResponderEliminar

Adoraria saber o que você está achando do blog, e da postagem...