Traduzir

sábado, 11 de maio de 2013

Dezesseis Luas - Filme


Para ver a resenha que fiz do livro que deu origem ao filme, clique AQUI.


Pra quem ainda não conhece a história, irei fazer um resumo básico. Ethan é o garoto alto, bonito, gentil, e atlético que vive numa cidade muito pequena. Lena é a garota misteriosa sobrinha do cara que mora na mansão assombrada, que acaba de se mudar para a cidade minúscula de Ethan. Ela gosta dela logo de cara e descobre coisas estranhas sobre ela e sua família. Lena não é uma pessoa normal, é mais como um tipo de bruxa, ela logo completará dezesseis anos e nesse dia ela será invocada para a luz ou para as trevas, o problema é que ela não pode saber pra que lado será invocada. Pronto, isso é basicamente o que você precisa saber pra ficar inteirado sobre o assunto.
Agora vamos ao que eu achei:
Quantos filmes mais serão necessários para que eu me sinta satisfeita? Realizada? Feliz com o final? Completa? Quantos filmes mais terei que ver para que isso possa acontecer?
Fiquei muito tempo esperando pra ver Dezesseis Luas, então quando finalmente pude assistir, não foi nem um pouco do que eu estava esperando. Sabe quando o filme começa a te irritar e você não vê a hora que ele termine? Foi exatamente assim que me senti.
O livro não é um dos melhores, mas eu até que gostei, mas o filme foi muito pior do que o livro, pior em conteúdo e na fidelidade dos fatos. Muita coisa foi mudada, coisas que poderiam ter feito muita diferença. Personagens importantes nem ao menos apareceram e outros foram deixados de lado e esquecidos. Coisas que foram extremamente exploradas e importantes no livro, não apareceram no filme e as que apareceram foram feitas em partes muito pequenas e sem detalhes ou importância.
Confesso que fiquei decepcionada pra caramba, ainda mais com o final, que final ruim, além de ser totalmente diferente do que temos no livro. Pra mim o amor de Ethan e Lena é muito mais puro, intenso e bonito no livro, Ethan é um completo fofo nas páginas, mas na telinha as coisas não são assim. O amor deles me pareceu superficial e sem profundidade, e onde foram parar as cenas fofas que adorei quando estava lendo? Onde está o vestido prata de Lena? Aquele vestido feito com um tecido brilhante e fino, que Ethan imagina ter sido feito por aranhas mágicas. O primo que faz ilusões de cobras, a amiga da mãe de Ethan que fica na biblioteca, a priminha fofa de Lena. Onde foi parar tudo isso? Fatos, coisas e personagens totalmente relevantes e importantes pra história, como puderam deixar todas essas coisas de lado?
Pois é, como podem ver muitas perguntas estão rodeando minha cabeça e meu sentimento nesse momento não é dos melhores. Frustrada! É dessa forma que me sinto.
Ah, eu já ia me esquecendo, se não bastasse tudo isso que já mencionei, em minha opinião, quem não leu o livro ficará um pouco perdido assistindo o filme, foi a impressão que tive, as coisas ficaram muito bagunçadas e jogadas, tudo de qualquer jeito.
Não é o pior filme que vi, mas está muito longe de ser um dos melhores, também não sei qual será a reação de alguém que não leu o livro, quando assistir, mas pra quem leu, não espere grande coisa, pois você não encontrará.  

8 comentários:

  1. Mesmo não tento lido o livro eu já não gostei do filme. E eu tive essa mesma sensação no cinema, de não ver a hora do filme acabar.

    ResponderEliminar
  2. Quando a gente não consegue gostar de um filme é tão triste. "Faze o que?". Pior ainda quando você não gostou muito do livro e o filme não ajuda você.
    Eu não vi o filme, nem pretendo tão cedo, e só vi criticas negativas a respeito... kkk

    Ótima resenha!
    Ah, meu nome é Thiago. kkk

    ResponderEliminar
  3. Kika,

    sim eu vi sua resenha. Que triste, né?

    Beijão :)

    ResponderEliminar
  4. Thiago,

    Faz muito bem, é um filme que não estou recomendando. Vou terminar de ler os outros livros da série e ver se consigo ficar feliz, ao menos com eles. kkk

    Ate mais :)

    ResponderEliminar
  5. Bem ainda não li o livro nem vi o filme mas tenho vontade e concordo com você os filmes baseados não estão ficando muito bons acho que querem fazer rápido demais para gerar grana e não fica tão bom

    bjos

    ResponderEliminar
  6. Taty,

    deve ser isso mesmo, pois não é possível que todos estejam ficando tão ruins assim. :(

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  7. Esse livro está na lista dos que quero ler.
    Li várias pessoas dizerem que não gostaram do livro. Vi até gente (que não leu o livro e só viu o filme) comparando a Crepúsculo nos pontos negativos.
    Enfim, o que essas pessoas me disseram foi o que você disse: que ficaram frustradas com o filme e que a adaptação não faz jus ao livro. Falaram que vale a pena ler o livro, que é completamente diferente.
    Portanto, aí está mais um filme que eu não verei e um livro que continua na minha lista... Espero que eu goste!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Isa,

    o livro não foi maravilhoso, mas ele até que é legal, dá pra ler, sabe? kkkk
    Mas o filme... Muito ruim, tiraram todas as coisas legais do livro, ficaram só as chatas e as mudanças não foram boas.

    Se ler, depois me diga o que achou.

    Grande beijo :)

    ResponderEliminar

Adoraria saber o que você está achando do blog, e da postagem...