Traduzir

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Romeu e Julieta

Gente do céu, que blog mais abandonado, que dó que dó que dó.
Pois é, o coitado do blog andou meio esquecido, mas juro que dessa vez não foi por preguiça e sim por falta de tempo. Minha vida está uma loucura nesse final de ano. Caramba! Já estamos em setembro, dá pra acreditar?
Mas falando a verdade, quero mais que esse ano passe logo e os próximos três anos também, pois a faculdade está me deixando maluca.
Deixei o blog empoeirado por esses dias, mas andei fazendo outras coisas para poder postar por aqui em breve. Alguns de vocês já escutaram alguma coisa sobre os vídeos documenting my life? Pra quem não sabe, são vídeos onde você grava pedacinhos do seu dia e depois monta um vídeo curtinho mostrando como foi seu mês. Estou gravando, ou melhor, já gravei pedacinhos da minha vida no mês de agosto, mas ainda não editei. É claro que minha vida não é cheia de aventuras legais e radicais como alguns vídeos que vi, mas achei a ideia muito legal e gravei com carinho, isso que importa. Kkkk
Enfim, vamos tirar o blog do esquecimento e fazer mais uma resenha.



Acho que dessa vez não preciso me preocupar em soltar spoiler, pois todo mundo no mundo conhece a famosa história de Romeu e Julieta. Se você não sabe nada sobre a história, deveria saber, ué, de que mundo você é?
Pois bem, peguei o livro toda animada para ler, achei que iria ser demais e estava até me sentindo um pouco culpada por nunca ter lido a história original de Romeu e Julieta, mas minha animação logo se evaporou.
Em primeiro lugar, não gosto de ler peças, esse não foi o motivo por ter odiado o livro, mas posso dizer que colaborou um pouco. Odeio ler peças, mas como queria ler a história original...
Julieta é uma criança de apenas treze anos de idade e Romeu é um moleque de dezessete, eu não sabia disso, sempre achei que eles fossem mais velhos. Esse começo já me irritou, ela é nova demais. Tudo bem que naquela época era assim que as coisas funcionavam, mas fiquei irritada, tenho que admitir. Romeu é muito meloso também, ele é romântico, não podemos negar, mas muito cheio de mi mi mi pro meu gosto. 
Já comentei sobre isso em um vídeo, mas o fato dos personagens terem cometido suicídio me deixa louca da vida, eu não acho romântico ver pessoas se matando por amor, na verdade, eu não vejo nada de romântico em pessoas se matando, não importa qual seja o motivo, se matar está fora da lista, a hipótese de algo assim não existe pra mim, ainda mais se tratando de duas crianças se matando por um amor forçado e bobo. Acho que o fato de Romeu saber que Julieta era filha do inimigo só serviu para aumentar a vontade de estar com ela. Sabe essas coisas de criança? Essas coisas de querer fazer algo só por saber que é errado? É exatamente isso que penso.
E outra coisa, se naquela época todo mundo era conservador e bla bla bla, como Julieta deixou que um cara que ela nem conhecia a beijasse no meio de uma festa? Não somente um beijo, mas dois. Que tipo de menina ela era?
Eu tenho vontade de dar umas boas palmadas na bunda dela, deixá-la de castigo e mandá-la virar gente. Vai fazer alguma coisa da sua vida, menina, tenta inventar a boneca Barbie e vá brincar com ela, é mais a sua cara.
Pra mim, muita gente sente medo de dizer que não gostou de um clássico, as pessoas sentem medo dos outros pensarem que elas são ignorantes, burras ou que não entendem literatura desse nível, mas isso é uma besteira tão grande, é uma besteira sem tamanho, pois cada um pensa de uma forma e dizer que detestou um clássico não te torna ignorante ou menos sensível.
Tudo bem, reconheço que na época em que a história foi escrita, foi uma novidade daquelas, uma história como nenhuma outra, ninguém iria imaginar que os dois iriam se matar e ainda mais da forma que se mataram. Na época foi uma grande história, mas no mundo de hoje, pra mim, é apenas mais uma.
Da mesma forma que o livro e filme “Psicose”, na época que foi escrito foi uma revolução para os livros, mas hoje é só mais um caso de dupla personalidade.
Não estou tentando desmerecer Shakespeare, só acho que esse livro é melhor na teoria.
Foi uma surpresa enorme pra mim não ter gostado nem um pouco do livro, é claro que encontrei algumas frases bonitinhas e tal, mas nada demais, só um romance adolescente meio forçado, mas é a vida, né? Não vou morrer por ter descoberto que detesto o romance histórico que deu origem a tantos outros, como também não vou mentir dizendo que gostei.

Mas e você, já leu Romeu e Julieta? Se sim, me diga o que achou e caso não tenha lido, mas conheça a história, o que pensa sobre ela? 

18 comentários:

  1. Oi, Camila. Sabe, meu blog anda às traças também... É complicado conseguir manter postagens regulares quando parece que a gente tem vários outros compromissos, neh?
    Falando sobre o livro, faz algum tempo que o li, mas achei a história meio... Sem graça. Na verdade, o que torna Shakespeare muito bom é a maneira como ele escreve (por isso, até mesmo dependo da tradução uma obra dele pode parecer melhor ou pior). Das obras dele que já li, minha favorita é Sonho de uma Noite de verão. Ainda assim, faz um bom tempo que li as peças e não sei se hoje teria a mesma opinião sobre elas.
    Sobre não gostar de um clássico, acho que é compreensível. Eu tive que ler "Os Lusíadas", uma obra pela qual um monte de gente baba e achei uma chatice... (E no geral gosto de livros clássicos). Gostar de um livro, sendo ele clássico ou não, depende muito da sua personalidade, das suas experiências de leitura anteriores, do momento em que você está, entre outros muitos fatores.
    Abraços,
    Niki
    http://www.meigaemalefica.blogspot.com
    http://www.randomcast.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Niki, também acho a história sem graça e forçada também.
      Ah, odeio os Lusíadas. kkkk fui obrigada a ler quando estava na escola. Detestei!

      Beijos :)

      Eliminar
  2. Acho Romeu e Julieta uma história linda. Trágica mais linda. É uma maneira diferente de acabar um romance e Shakespeare conquistou muitos por causa disso.
    Quando ao abandono, eu também abandonei o coitado do meu blog esses dias. Dei uma baita de uma sumida, por conta da Faculdade, e acredito que você também. Mas enfim estamos de volta...

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu queria muito ter gostado, pois na minha cabeça eu gostava, mas infelizmente não foi assim. Achei a coisa toda muito forçada e bobinha, sabe?

      Sim, a faculdade toma muito meu tempo, mas como amo o blog, sempre acabo voltando. kkkk


      Beijos :)

      Eliminar
  3. CAH SEJA BEM VINDAAAAA!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Sumida!!!
    O livro eu nunca li(novidade neh) rsrs
    mais assisti o filme com Leonardo Di Caprio e Claire Danes, eh muito fofo o filme mais um pouco louco kkkkkkkkk romeu se droga anda com um cara que se veste de Drag kkkkkkkkkkkk, mais eh muito legal, mais o que eu amo eh amusica do The Cardigans.
    Love me, love me
    Say that you love me
    Fool me, fool me
    Go on and fool me
    rsrrsrsrs.
    bjuss cah ve se nao some

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkk obrigada!
      Também vi esse filme,eles tentaram trazer a história para o presente, mas mantiveram as falas originais do livro. O resultado foi essa coisa louca que eu ainda não sei dizer se gosto. kkkkk
      Também adoro essa música, escuto algumas vezes e fico cantando sozinha. kkkk


      Beijoooos :)

      Eliminar
  4. Shakespeare é Shakespeare! Sensacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shakespeare é Shakespeare, é claro, concordo, mas algumas histórias dele não são tudo isso que todo mundo diz. :)

      Eliminar
  5. Eu acho incrível. Até interpretei no teatro da escola, sabia? *u*
    Talvez seja porque eu sou muito boba pra romances, mas eu amo R&J (Viu a intimidade? kkkk)
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas
    Unicórnio com Bigode

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sel, vc já tinha me contado sobre a apresentação em que interpretou Julieta. Eu adoro teatro!
      Eu te entendo, na verdade, a maioria das pessoas amam a história, eu que sou do contra mesmo. kkkk

      Beijooos :)

      Eliminar
  6. Oi Camila!!

    Passando pra dizer "oi"!! rsrsr

    Meu blog anda paradinho também, hoje que consegui postar uma promo lá, anda mega corrido pra mim, e faltando tempo e cabeça pra postar!! Nem tenho visitado muito meus parceiros... Espero voltar a me animar logo!!

    Já falei que acho seu blog lindo? É lindo!!
    Beijo parceira!
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Rê.

      Tudo anda corrido pra mim também, é a vida, né? kkk

      Já disse que acha o blog lindo sim, mas não me importo de escutar outras vezes. kkkkk Obrigada!

      Beijoos :)

      Eliminar
  7. Eu costumo dizer que Shakespeare é pra ser interpretado e assistido pra que a experiência seja completa, mas o conceito por trás de Romeu e Julieta é bem simplório e muito superestimado entre alguns leitores. Minha interpretação da história sempre foi como uma crítica aos amores adolescentes, ao mesmo tempo que à estrutura familiar da época, mas nem de longe como a maior história de amor de todos os tempos. Muitos dos versos são lindos e bem construídos, é verdade; analisando só pela construção poética, a peça é perfeita, só peca pelo enredo.

    ResponderEliminar
  8. Pois é, concordo, mas e pra alguém que não gosta tanto assim de poema? Não sobra muita coisa nessa história. :)

    ResponderEliminar
  9. É, nunca li Romeu e Julieta e só tenho vontade de assistir por curiosidade mesmo. Parece ser uma estória bem arrastada, e o fato de Julieta ser tão nova me pareceu um tanto ridículo.
    E é ridículo como algumas pessoas agem só porque o livro é considerado um clássico. Não é porque todo mundo idolatra e gosta que você também tem que fazer o mesmo.

    Até! :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, isso é bobeira!
      Vi o filme de 199... alguma coisa, mas achei bobo também. kkkk

      Até :)

      Eliminar
  10. camilaa qdo encontrei seu blog eu entrava um dia sim outro não, sempre prá ver si tinha novidades kk gosto muitoo do seu bog e dos seus post agora eu demoro um pouco pra entrar pois imagino como e corrido prá vc!!!como vc consegui conciliar tudo com a faculdade d direito? pois prá mim é um curso dos mais dificil...bjssss :) daiane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Daiane.

      Você é uma fofa mesmo, sempre visitando o blog, obrigada!

      Pois é, Direito não é mole, eu não diria um curso difícil, mas é puxado, muita matéria, muitos livros, se você não estudar, não passa. Por isso algumas vezes demoro pra postar aqui no blog, quando as coisas ficam corridas. Como agora, dia 23 começa a semana de provas, ai minha vida vira de cabeça pra baixo. kkkk
      Acho que dou conta de conciliar casa, trabalho, livros, filho, marido, faculdade e blog, pois adoro tudo o que faço.

      Um beijooo :)

      Eliminar

Adoraria saber o que você está achando do blog, e da postagem...